expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Castle 5x06 - The Final Frontier


E que a sorte guia a sua jornada!

Spoilers Abaixo
Depois do episódio tenso da semana passada tudo que Castle precisava para este é que fosse leve e divertido. Mas eles nos deram mais, foi um mergulho no mundo nerd com milhares de referências desde Star Trek a Firefly.

Tudo começa quando Anabelle Collins é assassinada durante uma convenção de ficção científica na experiência que fãs poderiam ter da sua série Sci-Fi favorita: Nebula-9. Castle, também se encontrava na mesma convenção numa sessão de autógrafos da HQ de "Storm Season" foi acompanhar Kate neste caso. E descobre que ela é completamente fã da série.

Série, que no ponte de vista da Kate, foi muito injustiçada pois com apenas 12 episódios a 10 anos atrás. Então alguém mais conhece uma série assim? Pois é amantes de Castle, antes de Nathan Fillion encarnar o nosso querido escritor ele foi o Capitão Malcolm da nave Serenity da série Firefly que foi exibida pela Fox. Mas assim como Nebula-9 a vida de Firefly teve apenas 1 temporada e foi cancelada com apenas 14 episódios deixando uma legião de fãs inconsoláveis. Depois de um tempo eles ganharam um filme "Serenity" e este ano a série completou 10 anos. As referências não pararam por aí, tivemos mais algumas, mas estou aqui para falar de Castle e não de Firefly.

Mas eu me orgulho dessa série, não tem medo de fazer referência a série de outra emissora. É porque ela sabe que é boa e não precisa se preocupar com o que vão pensar dela.

Quanto ele foi habilmente conduzido e tivemos uma pequena mudança no elenco. Ao invés de ser Lanie como sempre como a Médica Legista, mudamos para o médico implicante, Perlmutter. Confesso que não gosto dele, e o motivo é que ele não gosta do Castle. Mas desta vez ele precisou dar o braço a torcer e reconhecer que Castle estava certo, pelo menos em parte, a arma do crime foi uma pistola de lazer. Claro que para um episódio tão nerd, um faca ou revólver seria muito sem graça. Existiam alguns suspeitos: o namorado escondido, a melhor amiga, o namorado da melhor amiga, o ator principal bêbado, e a atriz que tinha vergonha do seu passado. 

No fim acabou se revelando que Stephanie Frye era a assassina pois queria que o show fosse esquecido, para assim todos esquecerem que um dia ela fez o papel de Tenente Cloe. Pobre coitada, se ela achava que agora estava interpretando bem, só se for para comédia porque ela só me fez rir.

Como disse no início, o episódio foi muito bom, não apenas pelas referências de filme que gosto muito como Star Trek e Star Wars, mas mostrando como em todas as pessoas existe um pequeno lado nerd. Pode ser preferindo fantasia como Harry Potter ou Senhor dos Anéis ou mesmo mais profundo como amigos meus que fizeram maratona no último dia 02/11 de Star Wars (e eu infelizmente não pude ir). Todos na série eram um pouco nerd, seja Castle que todos nós já sabíamos. Ou Kate com sua fantasia de Tenente Cloe, ou Ryan que prefere Senhor dos Anéis (eu acho ele melhor de Legolas que de Frodo), ou mesmo Alexis na sua pouquíssima roupa de Havacura. Atire a primeira pedra aqui quem não é aficionado por um filme ou série? 

Outra coisa que gostei muito neste episódio que parecia as primeiras temporadas. Nos primeiros episódios desta temporada o romance estava tomando muito espaço no episódio, não que esteja reclamando, mas Castle não é apenas sobre isso. Porém neste episódio eles souberam equilibrar bem isso. Teve um flerte natural e um final excelente de Kate com a fantasia de Tenente Chloe e uma máscara de Creaver. Ela pode até ter frustrado os planos de diversão de Castle, mas foi a uma das cenas mais divertidas que vi na TV ultimamente.

Castle continua com uma excelente temporada. Temos ação, romance, drama e comédia e tudo isso em apenas um show. Não é a toa que é minha série favorita, o único defeito é ter apenas 1 episódio por semana. Então até semana que vem. E vida longa e próspera a este show.

P.S.1) As outras referências feitas sobre Firelfy foram:
  • Logo no início quando Kate diz a Castle que ouve um assassinato ele responde: Shiny! Essa foi uma expressão inventada por Joss Whedon;
  • A 2ª referência é o próprio Joss Whedon quando Rick que era fã de boas séries de Ficção Científica "StarTrek , Battlestar, aquela série de Joss Whedon";
Alguém achou mais alguma?

P.S.2) Quando é que vão começar a produzir Nebula-9? Já fizeram os livros na Nikkie Heat, as HQ do Storm, porque não um spin-off? Campanha #QueremosNebula9

P.S.3) Acho que agora é uma questão de honra eu assistir Firefly. Baixei o piloto uma vez, mas não vi nem 10 min. Mas se Castle e Sheldon acham a série boa ela deve ser mesmo. =)

P.S.4) Eu quero um sabre de luz também!!

P.S.5) Talvez a review da próxima semana atrase. Irei viajar no feriado. Tentarei fazer antes da viagem, senão apenas quando eu voltar.

P.S.6) Está participando da Promoção de Aniversário? Veja aqui para saber mais.

Próximo Episódio: 12/11 "Swan Song"

Nenhum comentário:

Postar um comentário